segunda-feira, 26 de agosto de 2013

COMPARTILHANDO IDEIAS: ATIVIDADES DO PROJETO AGRINHO DA PROFESSORA EVA SIRLEI DE LIMA BOSSONI




Projeto Agrinho
  4º ano B                              Professora : Eva Sirlei
  

Tema:  Política
Assuntos: Protestos Políticos.
Atividade 1:

Roda da conversa: Exploração da Palavra POLÍTICA.
Cada aluno falou sobre o que entende por política. Em seguida registraram no caderno em poucas palavras.

*Nos quadros abaixo o que você entende por POLÍTICA: 



Atividade 2:

Leitura do texto Informativo
POLÍTICA
        A palavra “política”  surgiu da combinação de duas palavras gregas: “ Pólis” que significa cidade, e “politikós” que significa dos cidadãos.  Então podemos concluir que Política tem a ver com as cidades e pertence aos cidadãos ! E você é um cidadão ! Então a política também é sua !
        O dicionário Mini Aurélio Escolar (da Editora Nova Fronteira) diz que política é a “arte e ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos”. Mas o dicionário não fala que isso é tarefa só de deputados, vereadores, prefeitos, governadores, etc. Eles foram eleitos pelos cidadãos para gerenciar criar e executar leis, cuidar do nosso país, do nosso meio ambiente, dos bens públicos e da população. Mas cada um de nós também faz política, afinal também temos que cuidar dos bens públicos, participar das associações da comunidade, governar nossa família, etc.
        Entendeu ? Então você e eu também somos políticos e nosso dever é escolher as pessoas mais certas para governar o lugar onde moramos, mas ajudá-los no seu trabalho: manifestando nossas opiniões, cobrando deles um trabalho honesto, cuidando dos bens que eles constroem no lugar onde vivemos, enfim, cooperando, fazendo a nossa parte.
                                                                                     
1) Segundo o texto a palavra política surgiu da combinação de duas palavras da língua grega. Quais são e o que significa ?
___________________________________________________________________________
2) O texto diz que cada um de nós também é político. Por quê?
___________________________________________________________________________
3)Como podemos agir para ajudar nosso governantes ?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
4)Pesquise no dicionário o significado da palavra POLÍTICA e escreva abaixo:
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
                  

Atividade 3:

Leia a manchete abaixo:

Organização de protestos pode indicar ‘novidade’ política no Brasil

*Conversação sobre a manchete seguidas de anotações no caderno de como o aluno interpreta essa frase.

                                                                    
                                                                Atividade 4:


Análise dos comentários publicados na internet , sobre os protestos:



*Observe alguns comentários tirados da mídia sobre os protestos ocorridos no nosso país.
a)”As dimensões dos grandes protestos que vêm tomando diversas cidades
 brasileiras nos últimos dias pegaram de surpresa não apenas políticos e 
autoridades, mas também analistas, que ainda buscam entender o impacto
 e as consequências que as mobilizações podem ter na vida política e social
 do Brasil. Alguns especialistas de áreas distintas concordam que o modo 
como as manifestações foram organizadas pode indicar uma nova forma de
 se fazer política no país. Os analistas, no entanto, discordam quanto às 
consequências e o futuro do movimento.”

b) "Não é nenhuma situação de depressão econômica, desemprego e cortes
 de benefícios sociais, nem é uma ditadura (como em alguns países árabes).
 A meu ver, (o movimento) não tem nada a ver com inflação, não tem nada
 a ver com PIB pequeno ou coisas desse tipo. É uma revolta política, 
claramente política"

c) Os cartazes com dizeres contra os partidos políticos levados por 
manifestantes em diversas cidades do país evidenciam o que ele 
classifica como "uma rejeição à elite política e aos gestores públicos 
brasileiros", causada por fatores que vão desde as más condições 
do transporte público ao modo como grandes eventos estão sendo
 organizados no país, passando por escândalos políticos como o mensalão.




1-Vamos analisar cada um dos comentários. Escreva o que você entendeu de cada um deles:

________________________________________________________________
________________________________________________________________
_______________________________________________________________

2-"O passe livre foi o estopim. A violência da polícia foi o elemento que criou as condições para a adesão de grande maioria de pessoas. (Mas) algumas coisas estão claras: se a polícia voltar às ruas com violência, a situação corre o risco de se tornar descontrolada.”

Percebe-se nesse comentário uma preocupação, você consegue identificá-la? Quais as consequências da violência policial?


Percebe-se nesse comentário uma preocupação, você consegue identificá-la? Quais as consequências da violência policial?
____________________________________________________________
____________________________________________________________


3- Esses comentários foram feitos por Francisco Carlos Teixeira da Silva, professor de História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Segundo ele esses protestos apresentam algumas novidades, como a espontaneidade, a ausência de lideranças claras e o fato de ele estar sendo organizado na forma de rede, torna difícil fazer avaliações sobre o impacto e o futuro das mobilizações.
Vamos entender cada uma dessas novidades, primeiramente busque no dicionário o significado de cada palavra abaixo:
Espontaneidade___________________________________________________
Liderança________________________________________________
Rede___________________________________________________

4-Escreva com suas palavras como você entendeu que se organizaram os protestantes:

______________________________________________________________
______________________________________________________________

5- Qual forma de organização em sua opinião foi mais eficiente pra movimentar tantas pessoas a participar dos protestos? Justifique sua resposta:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

 6-O inicio dos protestos aconteceu devido aumento das tarifas de ônibus, porém não acabaram ali, quais outras reivindicações feitas pelos protestantes?
________________________________________________________________
________________________________________________________________

7- “O Movimento Passe Livre tem como principal bandeira de luta a revogação do aumento das tarifas e também, no longo prazo, a tarifa zero. Mas a gente também vê outras pessoas pegando carona nos protestos", Diz um dos comentaristas. Percebemos na fala de um dos comentaristas que há uma preocupação de que os protestantes percam o foco das reivindicações, você concorda com isso? Por quê?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________


8-Você entende o que é Tarifa Zero? Explique nas linhas abaixo e em seguida dê sua opinião sobre o assunto, você considera possível acontecer isso? Justifique:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________


9- Quais as cidades que se destacaram durantes os protestos?
__________________________________________________________________

10- O ano de 2013 entrará para a história como o ano dos protestos. A importância deste ano é inquestionável, mas para políticos a notícia não é nada boa.  Releia a parte em negrito e escreva o que você entendeu dela:
______________________________________________________________
______________________________________________________________
_____________________________________________________________



11- No Brasil, os protestos são pela melhoria na qualidade de vida e contra a corrupção;
Complete os quadros abaixo
Qualidade de vida :
____________________________
____________________________
___________________________
__________________________

Corrupção: 
________________________
_______________________
_______________________
________________________


12- O que as pessoas devem fazer para garantir uma boa qualidade de vida?

__________________________________________________________ 
__________________________________________________________

13-  Leia o trecho  retirado do blog do Mansueto  Almeida no endereço:


Os protestos são contra gastos com a copa? Pode ser parte da explicação. Apenas agora a sociedade pode ter se dado conta do elevado custo da infraestrutura da copa. Mas faria sentido agora derrubar os estádios? Por que não houve essa pressão quando o país foi escolhido para sediar a copa e olimpíadas.

Os protestos são contra o governo ou contra a classe política em geral? Os protestos são contra corrupção? Mas hoje temos no Brasil um Ministério Publico e uma policia federal que está investigando e punindo corruptos. Mas queremos matar os corruptos como se faz na China? É isso. Não sei.
Em resumo, não sei ao certo quais as demandas dos manifestantes e não há uma liderança dos protestos que possa negociar com o governo uma pauta de reivindicações. No entanto, ninguém sabe ao certo se e quais grupos políticos se beneficiarão dessa onda de protestos. Mas de qualquer forma é um movimento fascinante em uma sociedade que não tem o costume de grandes passeatas e protestos. É um fenômeno novo que ainda vamos levar algum tempo para entender.

a)Como percebemos há muitos questionamentos sobre o motivo exato dos protestos, mas no fim do texto encontramos uma fala do blogueiro que mostra sua satisfação pelo movimentos. Grife essa parte no texto e escreva o que você entendeu disso:
_________________________________________________________ 
_________________________________________________________
 

14-Nesse mês de julho tivemos a graça da visita do Papa Francisco em nosso País, na realização da JMJ: Jornada Mundial da Juventude. Durante um dos compromissos de Vossa Santidade ele pediu o diálogo para o fim dos protestos no Brasil. Observe o que o Papa fala aos lideres de nosso país: “Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo. O diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade", disse o papa. Sugeriu que os líderes devem trabalhar sobre as questões levantadas pelos protestos no Brasil e pediu aos padres de todo o mundo que deixem sua zona de conforto para servir os mais pobres e necessitados.
Você concorda com a fala de Vossa Santidade o Papa? Por quê?
 


Atividade 5 
PRODUÇÃO TEXTUAL

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre política e o motivo de tantos protestos ocorridos nesses últimos meses, escreva sobre esse assunto nas linhas abaixo;
Observação: Não se esqueça de dar um título interessante ao texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário