Projeto de
Produção de textos, desenvolvido pala professora Eva Sirlei Bossoni
Tema: São Jorge e o Dragão.
Justificativa
Percebi
diante dos comentários dos alunos sobre a novela, que a maioria deles assiste
habitualmente a mesma. Sendo um assunto de interesse de todos resolvi
desafia-los a produzir textos diversificados, motivados pelo tema e por um
concurso de produção onde os cinco primeiros lugares ganhariam um prêmio
significativo.
Objetivos:
·
Identificar
São Jorge como um herói.
·
Definir
um herói contemporâneo e suas qualidades.
·
Exercitar
a criatividade através do desenho.
·
Perceber
as várias possibilidades de se comunicar através da imagem, da palavra escrita,
do vídeo.
·
Entender
o que é ponto de vista de um personagem.
Desenvolvimento:
Através de
exploração oral, vídeos, imagens impressas e produções textuais envolvendo
vários gêneros. A culminância e a seleção dos melhores textos se deram por meio
de contagem de pontos somados durante as produções.
Quem foi São Jorge?
A
história de São Jorge é tão repleta de lendas que é difícil extrair os fatos
históricos. Alguns acham que ele nunca existiu. Ele seria apenas uma versão
cristianizada de um antigo mito pagão.
Acredita-se, entretanto, que Jorge
nasceu na Capadócia, uma área que está agora na Turquia, no século III. Seus
pais eram cristãos e, quando seu pai morreu, a mãe de Jorge voltou para a sua
cidade natal, Palestina, levando o filho com ela. Ele se tornou soldado romano,
foi reconhecido pela sua personalidade, sua coragem e seu porte atlético e
alcançou o posto de Tribuno.
Perseguição aos cristãos
O Imperador
Diocleciano (245-313) iniciou uma campanha contra os cristãos no começo do
século IV. Por volta de 303 Jorge se opôs a esta perseguição e renunciou
ao seu posto militar.
Tortura e martírio
Jorge rasgou uma ordem do imperador
contra os cristãos. Isso enfureceu Diocleciano, Jorge foi preso e
torturado, mas recusou-se a negar sua fé. Ele foi arrastado pelas ruas de
Dióspolis (agora Lida) na Palestina e decapitado. Conta-se que a esposa de
Diocleciano ficou tão impressionada com a resistência de Jorge que se tornou
cristã e também foi executada por causa de sua fé.
Dragões
na cultura moderna
Existe um
verdadeiro fascínio das crianças sobre a figura do dragão. Atualmente, os
filmes apresentam essa figura mitológica de muitas maneiras. Eles podem ser
bonzinhos, trapalhões, apavorantes e terríveis. Existem histórias para todos os
gostos.
Curiosidades:
- No
Brasil, há uma lenda que diz que São Jorge mora na Lua. Na cultura popular
as manchas da lua representam o santo com seu cavalo, empunhando sua espad a.
- Você
já ouviu falar sobre uma planta chamada Espada-de São-Jorge muito popular
em nosso país? Pois bem, as pessoas acreditam que ela, por causa de suas
folhas pontudas, é capaz de espantar o mau olhado, a inveja e sentimentos
negativos. Em muitas casas é presença obrigatória. Xô, mau olhado!
Vamos conhecer a história do lendário São Jorge que
inspirou a autora da novela Salve Jorge da Rede Globo.
São Jorge e o Dragão
Existem
inúmeras versões para a história e esta é uma delas.
São
Jorge era um cavaleiro nascido na Capadócia. Certa época ele chegou a
província da Líbia, em uma cidade chamada Silene. Nesta cidade havia um lago,
grande como o mar, em que havia um dragão que amedrontava todo o lugar. Atrás
de suas asas, no alto de suas costas e seguindo por sua calda, haviam pontas
afiadas e duras como o ferro.
Para
não serem atacadas pelo terrível monstro, as pessoas da cidade começaram a
alimentá-lo com duas ovelhas todos os dias. Quando não mais restaram ovelhas,
eles passaram a dar uma moça. O rei decretou que o sacrifício humano deveria
ser escolhido por um sorteio. Isto continuou até que a filha do rei foi a
sorteada. O rei tentou salvar a filha, mas os habitantes da cidade foram
inflexíveis. A filha do rei deveria ser entregue ao dragão assim como muitas
das suas filhas tinham sido. Em seguida, o rei beijou e abraçou sua filha,
deu-lhe a sua benção e levou-a para o lugar onde o dragão estava.
Jorge,
que passava pelo local, perguntou a uma senhora, o que estava
acontecendo. Ela lhe contou sobre o
dragão e implorou que ele fosse embora antes que o dragão aparecesse e o
matasse também.
São
Jorge respondeu que nada faria mal a ele, pois ele tinha Jesus Cristo como
seu protetor, mas a senhora pediu que ele seguisse seu caminho antes que
fosse tarde. Neste momento o dragão apareceu correndo em direção a eles. São
Jorge que estava sobre o cavalo, tirou sua espada e avançou em direção ao
dragão, ferindo-o em suas asas e, com sua lança, atravessou sua boca. Então,
São Jorge amarra uma corda em volta do pescoço do dragão e o entrega para a
princesa.
O
dragão seguiu-a como um animal manso e afável.
A
princesa levou o dragão derrotado para a cidade, causando pânico e alarme.
São Jorge disse para o povo não ter medo. O rei e todo o povo foram batizados
a pedido do santo e, só então, São Jorge matou o dragão, arrastando-o para
fora da cidade e jogando seu corpo no meio dos campos.
O
rei mandou construir uma igreja e, uma fonte de água viva ali brotou, curando
os doentes que bebiam desta fonte.
|
Primeira atividade. (texto
referente a historia de São Jorge).
1-Agora que vocês
conhecem a história de São Jorge imaginem o que teria acontecido com os
personagens se você fosse o redator dessa lenda.
- O que a princesa fará depois
de ter sido salva? Correrá para os braços de seu pai? Continuará vivendo
no palácio? Um príncipe a pedirá em casamento?
- E o rei, será um governante
mais bondoso? Fará uma festa em homenagem ao corajoso cavaleiro?
- O que acontecerá com São
Jorge? Receberá uma recompensa e se tornará um homem rico?
Deixe que seus alunos inventem uma continuação para
a história.
Segunda
atividade. (vídeo)
Analise o vídeo de entrada
da novela da Rede Globo “Salve Jorge”.
Você poderá vê - lo no início da novela ou pela internet no youtube.
Depois de assistir o vídeo responda as questões abaixo:
1-O que você acha do vídeo
de abertura da novela? Se pudesse mudaria alguma coisa?
2-Por que no vídeo São Jorge
usa uma roupa branca e não uma armadura?
3-Comente a frase do
diretor da novela Roberto Stein que diz “o espírito guerreiro que existe dentro
de cada um de nós é o que a gente quer passar nessa novela”.
4-No vídeo as casas
formam um mosaico com o rosto de Jesus. O que essa imagem representa pra você?
5-A música “Alma de
Guerreiro” de Seu Jorge fala sobre a história de São Jorge e o dragão. Como podemos ser como o São Jorge da música e
“trazer a esperança”?
Terceira
atividade (Descrição de gravura)
Esta pintura do artista nascido
em Florença, Itália, retrata o santo sobre um cavalo branco e carregando uma
cruz vermelha nas costas. Ucello posicionou a cena em frente a caverna do
dragão. A princesa, em oração, observa a cena usando um vestido vermelho,
símbolo do sacrifício. Os três personagens encontram-se posicionados em linha
reta; atrás da caverna, campos cultivados. Um largo caminho conduz a uma
muralha e três figuras encontram-se posicionadas observando a luta que se trava
à frente.
Quem você acha que são essas pessoas?
Produzindo texto descritivo
Observe a figura, preste
atenção nos detalhes e descreva-a abaixo:
Quarta Atividade
Nas lendas, o herói é alguém
com grande coragem e força, que consegue realizar façanhas impossíveis.
a) Em
sua opinião qual o papel do herói (São Jorge) e nomeie as suas características.
b) Quais
as qualidades que um herói deveria ter na opinião? Liste essas qualidades.
c) São
Jorge (herói) foi representado por vários artistas com objetos variados como: cruz
e armaduras.
Essa
representação de São Jorge se encaixa na imagem de um herói atual. Quais
símbolos poderiam ser usados para representar tanto o mal quanto o bem
atualmente? Lembre-os de que o dragão, na história de São Jorge simboliza o
mal.
a) Qual o papel do herói?
Ajudar as pessoas que precisam.
|
b) Quais as
características do herói?
Corajoso
Inteligente
Bondoso
|
c) Que objetos representam a figura de
São Jorge?
Lança
Escudo
Capacete
|
Faça
um desenho de como seria o herói nos dias de hoje.
|
Quinta atividade (Texto argumentativo).
Que tal criar um texto defendendo o ponto de
vista do dragão.
Leia as dicas e produza um texto bem
criativo:
a)
O que o dragão está pensando?
b)
Ele tem algum plano para acabar com o
cavaleiro?
c)
Como que ele vê o cavaleiro e o cavalo? São
ameaçadores?
d)
Não são ameaças para ele?
e)
O que ele pensa e sente quando a lança
atravessa seu corpo?
Sexta
atividade (Texto Instrucional).
Descreva como deve ser pintado esse desenho,
cuide pra não se esquecer de nenhum detalhe.
Sétima atividade (HQ)
Ilustre os principais fatos
da lenda de São Jorge Guerreiro.
Analisando os resultados.
A professora Eva realizou um projeto de produção de
textos com os alunos do 4º ano B, envolvendo várias produções de textos. A cada
texto produzido eram selecionados no mínimo cinco alunos que escreveram os
melhores textos.
Observe a tabela abaixo com os resultados obtidos:
1ª
fase (Final da historia)
|
2ª
fase (Vídeo)
|
3ª
fase (Descrição)
|
João Inácio
Isabela Patrícia
Maria Eduarda
Luan
Lucas Mateus ( )
|
Maikon
Lucas Mateus
Mayhla
Guilherme P.
Isabela Patrícia
|
Rafael
Isabela Patrícia
Isadora
Mayhla
Lucas Mateus
|
4ª fase (Argumentação)
|
5ª fase
|
6ª fase
|
João Inácio
Maikon
Isadora
Rafael
Ana
|
Isadora
João Inácio
Gabriel
Isabela
Rafael
|
Rafael
Isabela Patrícia
Guilherme P.
Isadora
Mateus
|
7ª
fase ( HQ).
Isabela, Rafael, Isadora, Luan, Maria, Andressa.
|
a)
Analise
a tabela e coloque 10 ao lado de cada nome citado na tabela.
b)
Acrescente
5 pontos para cada nome que está em negrito.
c)
Anote
os resultados:
João
Inácio____
Isabela
Patrícia____
Maria
Eduarda_____
Luan_____
Lucas Mateus______
Maikon_____
Mayhla _____
Ana Paula____
Guilherme
P.____
Rafael_____
Guilherme
P._____
Isadora_____
Mateus_____
Gabriel_____
d)
Que
alunos conseguiram mais pontos?
e)
Quais
alunos ficaram classificados em fase unicamente?
f)
Quantos
alunos participaram do projeto?
g)
Quantos
não foram classificados? Por quê?
h)
Quais
os cinco finalistas?
i)
Construa
um gráfico representando a classificação final:
PARABÉNS À PROFESSORA EVA BOSSONI PELA SUA CRIATIVIDADE EM ENVOLVER VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS NUM SÓ PROJETO E USANDO UM CENTRO DE INTERESSE DAS CRIANÇAS. PERCEBEMOS SUA PREOCUPAÇÃO EM FORMAR ESCRITORES CRÍTICOS ! PARABÉNS À ELA E TODA A SUA TURMA !
ResponderExcluir