sexta-feira, 29 de novembro de 2013

MOSTRA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.

No dia 20/11/2013, aconteceu em Cândido de Abreu, na Escola Municipal Cecília Sawczuk, a “Mostra Pedagógica”, dos professores alfabetizadores que participam do curso de formação continuada – PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental
A formação tem a duração de dois anos, sendo que em 2013 foi trabalhada a disciplina de língua portuguesa com ênfase nas outras disciplinas. A coordenadora do PACTO em Cândido de Abreu é a pedagoga Eliane Jensen e as orientadoras de turma são: a professora Eva Edimara Weber Lacerda, que trabalhou com uma turma mista de professores de 1º, 2º e 3º anos e a professora Joslaine Apª Koziel Reinaldi com uma turma de professores do campo. Durante o curso os professores aplicaram atividades nas suas turmas. Todo o trabalho recebeu apoio da Secretária Municipal de Educação e Cultura.
         A Mostra foi uma atividade para finalizar os trabalhos deste ano, onde os alfabetizadores puderam expor as atividades, os jogos, confeccionados durante a formação e aplicados em sala de aula, que colaboraram para facilitar o aprendizado das crianças.
O amor, a dedicação, a responsabilidade e o comprometimento de todos na formação foram o diferencial para que todo o trabalho desenvolvido acontecesse com êxito.

Paulo Freire diz: “Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. Através do Pacto muitas possibilidades foram criadas e muito conhecimento construído de forma mais prazerosa e agradável.
Parabéns à coordenadora Eliane,  as orientadoras Eva e Joslaine e a todos os professores que demonstraram grande aproveitamento e com certeza enriquecerão suas práticas em sala de aula proporcionando benefícios aos alunos.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário