segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CÂNDIDO DE ABREU AVANÇA NA EDUCAÇÃO: IDEB 6,3

    

  O cenário educacional do município de Cândido de Abreu recebeu com satisfação  a boa notícia da avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Entre os 31 municípios da Região Central do Paraná, nosso município se destacou em 1º lugar, com a nota 6,3.
 O IDEB foi criado pelo Inep em 2007 e  reúne em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele permite traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
      Além do investimento da administração municipal, é preciso reconhecer o grande esforço das escolas que movimentaram suas equipes realizando uma série de ações que culminaram nesta vitória. Podemos citar entre algumas dessas ações: a  dedicação dos professores; os projetos de leitura; o trabalho de reforço aos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem; mostras culturais à comunidade; saraus; dramatizações, avaliações diagnósticas aplicadas pelos pedagogos com respaldo aos professores ...
     A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura também buscou incentivar as escolas, professores e alunos através de: formações continuadas; apoio pedagógico; avaliação diagnóstica assessorando o professor; Concurso Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa e Matemática, incentivo à participação no Programa Agrinho entre outras ações de apoio.
     Estamos felizes com o avanço, porém acreditamos que o fato de conseguirmos uma grande melhora neste índice educacional, não é motivo para acomodação. Ainda  há um longo caminho a ser trilhado e muito a crescer. E nos alegra saber que temos profissionais e escolas capacitadas para isto. Portanto, continuemos avançando para uma educação realmente de qualidade, que se efetive na vida diária e cidadã  de cada estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário