quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

          A partir do momento em que a Lei do Ensino Fundamental de 9 Anos foi oficializada, uma nova realidade se configurou no ensino brasileiro. Crianças de 6 anos de idade 
(5 anos no Paraná) que antes frequentavam salas de pré escolar na Educação Infantil, passam a pertencer as classes de 1º ano, no Ensino Fundamental.  Assim surgem as questões: Está o Ensino Fundamental preparado para acolher adequadamente essas crianças tão novas? Existe a consciência de que elas não deixaram de ser as mesmas “crianças” passando a ser “alunos”? A singularidade da infância e seu direito ao lúdico está respeitada?
            Neste contexto de indagações surge a necessidade de debate, estudo, reflexão, preparação e formação dos profissionais envolvidos na Educação, para que de fato essa mudança seja  boa para o sucesso do desenvolvimento saudável de nossas crianças.
         Assim sendo, a equipe de pedagogas da Secretaria de Educação e Cultura de Cândido de Abreu promoveu, com diretoras e pedagogas das escolas municipais, um Seminário Municipal de Articulação entre Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado em 6 encontros entre abril e agosto de 2014:
30 de abril – Infância e Criança
14 de maio – Concepções de infância/Criança na Legislação
11 de junho – Proposta Pedagógica e Planejamento Escolar
24 de junho – Formação de Professores
13 de agosto – Avaliação
18 de setembro – Apresentação dos trabalhos práticos e culminância
         Em cada etapa aconteceram estudos, debates, troca de ideias entre os profissionais, dinâmicas e atividades práticas.

       Segundo as próprias participantes, o seminário foi muito relevante, trazendo crescimento em sua prática diária. As mesmas procurarão compartilhar com os professores com os quais trabalham em suas respectivas escolas, contribuindo com estes, para um trabalho de maior qualidade em sala de aula,  mediando a passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, respeitando suas necessidades.


























Trabalho prático desenvolvido por pedagogas e diretora da Escola Dr. David Federmann (literatura)



Apresentação do trabalho prático daspedagogas e 
diretora do CMEI 
(movimento)






















 Apresentação do trabalho prático das pedagogas e diretora da Escola Cecília Sawczuk (jogos, contação de história, matemática)













  
Apresentação do trabalho prático das pedagogas e diretora da Escola Vereador Elio Marques (contação de história, dramatização)





















Parabéns à todas as participantes pela participação no Seminário

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