quinta-feira, 21 de maio de 2015

DIA DO PEDAGOGO


      Até pouco tempo haviam várias datas para o dia do pedagogo e isto gerava certa confusão. O Projeto de Lei nº 7264/2010,  instituiu que o dia 20 de Maio seria o Dia Nacional do Pedagogo.
      A palavra Pedagogia vem do grego e por origem significa "condução da criança", do paidòs = criança +gogein = levar, conduzir, guiar, orientar.
Atualmente a pedagogia segundo Vygotsky (2003) "é a ciência que se ocupa da educação da criança". O pedagogo, na Grécia antiga, era o sujeito que conduzia a criança ao mestre, à escola.
      Com o passar dos anos, o pedagogo  passou a ser a pessoa que conduz a criança ao conhecimento, que educa e media a aprendizagem. O PEDAGOGO ESCOLAR, hoje, não deve ser só aquele que é chamado quando a sala está "pegando fogo", que toma a tabuada, passa "visto" no diário do professor, porém deve ser o Articulador da  escola, compartilhando idéias, acessorando e aconselhando os professores, com a qualidade de ser sempre um pesquisador e aprendiz, para tornar sua função cada vez mais significativa.
        Assim, queremos reconhecer e ter honrosa consideração por  todos aqueles que conduzem nossas crianças ao caminho tão admirável da educação plena; a todos aqueles que se unem em parceria com diretores,  secretários, funcionários, pais, alunos e transformam a escola num ambiente colaborativo, solidário e propício ao aprendizado significativo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário